Com certeza. Aqui está uma lista de palavras e termos técnicos relacionados ao câmbio automotivo (transmissão), incluindo os diferentes tipos e seus componentes.
Tipos de Câmbio (Transmissão)
Tipo de Câmbio
Sigla/Termo
Característica Principal
Câmbio Manual / Mecânico
Exige pedal de Embreagem e troca de marchas pelo condutor.
Câmbio Automático (Convencional)
A/T
Utiliza Conversor de Torque para gerenciar as trocas.
Transmissão Continuamente Variável
CVT
Não possui marchas fixas, usa Polias Variáveis e Correia/Corrente.
Câmbio Automatizado
ASG (Volkswagen), Dualogic (Fiat)
Essencialmente um câmbio manual com atuadores eletrônicos para embreagem e trocas.
Câmbio de Dupla Embreagem
DCT (Dual-Clutch Transmission), DSG (Volkswagen)
Usa duas embreagens para trocas ultrarrápidas, sem interrupção de torque.
Câmbio Sequencial
Permite a troca de marchas em ordem (para cima ou para baixo), comum em carros esportivos.
Componentes e Termos Técnicos
Termo
Função/Relação
Embreagem
Componente que conecta e desconecta o motor da caixa de câmbio (apenas em câmbios manuais e automatizados).
Conversor de Torque
Substitui a embreagem nos câmbios automáticos convencionais. Usa fluido hidráulico para transferir força.
Caixa de Câmbio / Caixa de Marchas
Contém o conjunto de Engrenagens que permite a seleção das diferentes relações de velocidade (marchas).
Diferencial
Conjunto de engrenagens que permite que as rodas do mesmo eixo girem em velocidades diferentes (principalmente em curvas).
Eixo de Transmissão / Eixo Cardã
Componente que transmite a força da caixa de câmbio para o diferencial (em veículos de tração traseira ou 4×4).
Semieixo / Junta Homocinética
Transmite o movimento do diferencial diretamente para as rodas (principalmente em tração dianteira).
Óleo/Fluido de Transmissão
Óleo lubrificante específico para a caixa de câmbio (pode ser ATF para automáticos).
Polia
Usadas no câmbio CVT; suas variações de diâmetro alteram a relação de marcha.
Relação de Marcha
A proporção entre a rotação do motor e a rotação das rodas em cada marcha.
Torque
Força ou potência do motor (controlada pela relação de marcha).
Borboleta
Termo popular para o Paddle Shift (aletas) no volante, usado para trocas manuais em câmbios automáticos/sequenciais.
Trem de Força (Powertrain)
Conjunto que inclui motor e todo o sistema de transmissão.
Posições da Alavanca (Câmbio Automático)
Sigla
Significado
Função
P
Park (Estacionamento)
Trava o câmbio e as rodas, usado ao estacionar o veículo.
R
Reverse (Ré)
Movimenta o veículo para trás.
N
Neutral (Neutro / Ponto Morto)
Desengata a transmissão (rodas soltas), usado em paradas curtas (semáforo).
D
Drive (Dirigir)
Posição padrão para a condução normal, permite trocas automáticas.
S
Sport (Esporte)
Modo que mantém o motor em rotações mais altas para maior desempenho.
L
Low (Baixa) / 1, 2, 3
Usado em descidas íngremes ou situações que exigem maior força e retenção do motor.
M / +/-
Manual / Sequencial
Permite que o motorista selecione as marchas manualmente.